Contacto
Rua Jardim 170 R/C Esquerdo -fração B
4405 - 823 Vilar Paraíso - Vila Nova de Gaia 
UPONOR

Que sistema de climatização escolher este verão?

Arrefecimento por chão radiante

As ondas de calor são cada vez mais intensas e frequentes devido às alterações climáticas. Este ano será particularmente complicado devido à COVID-19, pelo que interessa passá-lo em casa da melhor forma possível.

As pessoas não poderão tão facilmente e com segurança passar as horas de maior calor em locais refrigerados, como centros comerciais ou outros espaços públicos, ou nos escritórios que, em grande parte, conseguem aliviar-nos, durante 6/8 horas por dia, do calor sufocante.
Por outro lado, para as pessoas que sofrem de problemas respiratórios não será nada fácil.

Por este motivo, queremos que conheça um sistema muito apreciado na sua versão para aquecimento, mas ainda desconhecido no modo de arrefecimento.

Referimo-nos à Climatização Invisível por superfícies radiantes em modo de arrefecimento.
 

Sabia que existe um sistema de arrefecimento que não move o ar?


A Climatização Invisível por chão radiante em frio é uma solução perfeita para usufruir do maior conforto no verão! Sobe o termómetro e todos, nessas datas, nos perguntamos como abafar o calor! Este verão será especial; com a COVID-19 a rondar, tudo será mais complicado!

A Climatização Invisível por chão radiante em frio, tal como em modo de aquecimento, consiste num circuito de tubagens que estão integradas sob o pavimento da habitação e por onde circula água.

O que significa? Que é um sistema que não gera correntes de ar e, portanto, não move partículas como ácaros ou bactérias. Algo realmente importante para quem sofre de problemas respiratórios.
 

"Em modo de arrefecimento, a água circulante reduz a temperatura radiante das divisões ao absorver o calor acumulado pela laje de argamassa e que é proveniente do ambiente, do pavimento e das paredes.

A Climatização Invisível por chão radiante em frio impulsiona água a 16 ºC em modo de arrefecimento através de circuitos de tubagens que são embutidos numa camada de argamassa sobre a qual é colocada o pavimento final (madeira, porcelânico, mármore, etc.). Por último, o acabamento de chão que prefira, isso não importa, são todos perfeitamente compatíveis com este sistema!

O sistema de controlo, tal como o resto da instalação, será o mesmo independentemente do modo de funcionamento (aquecimento ou arrefecimento) selecionado e de se tratar de uma habitação nova ou em remodelação.

 

image 3
 

Benefícios da Climatização Invisível por chão radiante em frio:

  • Salubridade: Não existem condutas que geram correntes ou “jatos” de ar frio, diretos e incómodos.
  • Higiene: Por não mover o ar, não move também ácaros e bactérias.
  •  Economia energética: Com os sistemas de Climatização Invisível por chão radiante da Uponor é possível uma economia energética anual de entre 25% e 70% em combinação com fontes de energia alternativas.
  •  Maior conforto: O sistema encarrega-se de manter permanentemente uma temperatura de conforto uniforme na habitação.
  •  Menores perdas de energia: Reduzem-se as perdas de energia através dos isolamentos, graças ao facto de a diferença entre a temperatura exterior e interior ser menor em comparação com outros sistemas tradicionais.
  •  Compatibilidade com qualquer pavimento: Estes sistemas podem ser instalados com qualquer tipo de pavimento (madeira, grés, porcelânico, granito…)
  • Maior espaço útil: Ajuda a criar espaços diáfanos e sem obstáculos. O espaço útil da habitação é incrementado entre 3% e 5%.
  •  Controlo domótico: O controlo da instalação pode ser realizado a partir de instalações domóticas
 

A sensação que terá será como estar dentro de uma gruta: uma frescura saudável

O estado de conforto depende da temperatura operacional que, por sua vez, é função do valor médio da temperatura ambiente e da temperatura radiante das superfícies da divisão.

Deste modo, é possível manter uma temperatura ambiente entre 23-26 ºC, proporcionando aos ocupantes de habitação, escritório, local, etc… uma sensação térmica de conforto absoluto, inclusive durante os meses mais quentes do ano.
 

"“A sensação que terá será como estar dentro de uma gruta: uma frescura saudável”

image 1

image 2